JaraguaTec blog

TECNOLOGIA E EMPREENDEDORISMO

  • 0 Comments
  • 29 de setembro de 2014
  • by Victor Alberto Danich
  • Leave a comment

cabecalho

As novas tecnologias inovadoras são desafios que fazem parte de um projeto a nível nacional, de modo a desenvolver produtos competitivos a partir de atividades vinculadas a parcerias estabelecidas entre o meio acadêmico e empresarial. O empreendedorismo focado na pesquisa e desenvolvimento (P&D) cumpre um papel importante na geração de novas tecnologias inovadoras, que propiciem ao mesmo tempo a atração de novos empreendimentos, estimulando os pesquisadores das universidades a criarem seus próprios negócios ou a desenvolverem soluções para as empresas sediadas na região.

Cumprindo com estes requisitos, O Centro de Inovação e Pesquisas Tecnológicas – JaraguaTec, direciona suas atividades para o crescimento regional integrado aos arranjos produtivos locais, principalmente como agente nucleador no processo de geração e consolidação de micro e pequenas empresas, como forma de estimular processos industriais ou de prestação de serviços com foco na inovação tecnológica. Operando desde 2004, com sede própria no Campus do Centro Universitário da CATOLICASC de Jaraguá do Sul, o JaraguaTec já promoveu a graduação de dez empresas que integraram o processo de incubação, e que atuam no mercado independente da incubadora, além de treze que ainda desenvolvem atividades no Centro de Pesquisas como empreendimentos incubados.

O JaraguaTec desenvolve projetos na área de tecnologia da informação como software de integração de sistemas e aplicação de tecnologias livres em todas as modalidades, além de sistemas eletrônicos dedicados para aplicações automotivas e industriais, como também uma linha de pesquisa no segmento de tecnologia mecatrônica e eletroeletrônica desenvolvida por meio de parcerias com empresas locais. O processo de incubação prepara as empresas que integram o projeto num sistema compartilhado de experiências tecnológicas que acrescentam valor agregado a seus produtos e serviços. Esta iniciativa está direcionada ao fomento de emprego e renda na comunidade além da participação efetiva na implantação de um modelo tecnológico local, com a presença de empresas inovadoras, centro de pesquisas, instituições de ensino, formação e treinamento. A coparticipação empresarial com o meio universitário, alia o conhecimento à prática e beneficiam os envolvidos de ambas as partes. Consolidar uma política de desenvolvimento tecnológico através da viabilização de parcerias entre academia e empresa, governo e sociedade, constitui um dos passos necessários para a elaboração de metas de uma política científico-tecnológico, integrando a pesquisa e conhecimento a novos processos produtivos, principalmente através da incorporação de acadêmicos das diferentes áreas tecnológicas e administrativas dos cursos existentes na universidade, além dos meios de infraestrutura disponíveis, como laboratórios e núcleos de pesquisa.

Nesse modelo de parcerias institucionais, o objetivo principal é incorporar tais iniciativas ao futuro Distrito de Inovação, projeto desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul, através da Diretoria de Desenvolvimento Econômico do Instituto de Planejamento Urbano (Jourdan), cuja sede em construção conformará um espaço destinado a atração de empreendimentos produtivos de alto rendimento, propício para absorver mão de obra qualificada em conhecimento intensivo.

0 Comments