JaraguaTec blog

TRANSPORTE: EMPRESA DESENVOLVE EQUIPAMENTO PARA DEFICIENTES

JORNAL O CORREIO DO POVO – 20 de agosto de 2014

Por Gabriela Bubniak

Elevador que está sendo criado na incubadora Jaraguatec promete facilitar a vida de quem cuida de pessoas com limitações físicas

Incubada no JaraguaTec, a empresa Voxter foi uma das contempladas pelo programa Tecnova, do governo federal, para desenvolver um “Elevador Versátil” para a transporte de pessoas com deficiência física. O equipamento será estudado e elaborado pelo engenheiro mecânico e sócio proprietário da Voxter, Andrio Luis Angioletti, de 34 anos. De acordo com ele, o grande desafio é criar um produto único e que possa ser utilizado em diversos locais para diferentes necessidades. “Pode-se dizer que é um tipo de guindaste, que vai auxiliar quem precisa cuidar de pessoas com limitações, como deficientes físicos e até idosos ou acidentados”, explica. “A intenção é fazer o produto mais versátil possível, podendo ser usado em casa, no carro, na hora do banho e até na piscina.”

O engenheiro conta que já projetou e montou dois equipamentos semelhantes, solicitado por colegas. “Eles já estão sendo usados, mas nesse tempo de estudo a ideia será melhorada”, diz. “Estar nas estruturas do JaraguaTec é importante, pois é um espaço onde posso me dedicar e ainda estar em contato com os profissionais daqui.”

O projeto será realizado dentro do programa Tecnova, da Agência Brasileira da Inovação (Finep) e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc). O período de execução dos projetos é de até 36 meses e o custo pode variar de R$ 180 mil a R$ 600 mil. Começa com o lançamento de um Edital de Chamada Pública, lançado pela Fapesc. As propostas de inovação devem contemplar as áreas da saúde, energias renováveis e da cadeia de petróleo e gás.

0 Comments